Jo√£o Almino ‚Äď The author as a reader

ENTREVISTA A VILLAS-BOAS & MOSS, abril de 2015

Jo√£o Almino ‚Äď O AUTOR COMO LEITOR

13 perguntas sobre livros e leituras

‚ÄúA obra inteira de Graciliano √© cinematogr√°fica‚ÄĚ

Jo√£o Almino est√° se desfazendo de mais uma de suas preciosas bibliotecas, pois deixa seu posto diplom√°tico em Madri para voltar por um per√≠odo a Bras√≠lia, enquanto prepara o lan√ßamento de seu √ļltimo romance, Enigmas da primavera. Jo√£o Almino notabilizou-se como o escritor de Bras√≠lia, produziu um quinteto de romances passado na cidade _ Ideias para onde passar o fim do mundo, Samba enredo, As cinco esta√ß√Ķes do amor, O livro das emo√ß√Ķes e Cidade Livre. S√≥ o g√™nio do Jo√£o para fazer do Distrito Federal uma cidade liter√°ria t√£o intensa. Mas seu novo livro n√£o se resume nem de longe a Bras√≠lia. A hist√≥ria se constr√≥i em torno de um jovem brasileiro de ascend√™ncia √°rabe, fam√≠lia tipicamente disfuncional, criado pelos av√≥s, que vive todo o tempo na realidade virtual das m√≠dias sociais e se encanta com sites isl√Ęmicos fundamentalistas. O incr√≠vel √© que Jo√£o Almino escreveu esse livro n√£o no ano passado, quando explodiram as not√≠cias sobre os recrutamentos do Estado Isl√Ęmico na Europa e nos EUA, mas ao longo da primeira metade de 2013, cujos protestos tamb√©m s√£o eixo do romance. √Č um livro sobre o vazio da contemporaneidade e a possibilidade da esperan√ßa para a humanidade, um tour de force, que ser√° colocado nas livrarias na virada de abril para maio pela editora Record. Al√©m de romancista e amante da obra de Proust e Graciliano Ramos, Jo√£o Almino, casado com a artista pl√°stica Bia Wouk, √© um imenso conhecedor e cr√≠tico de cinema, tamb√©m tema liter√°rio para ele. Tudo que Jo√£o conhece, ele conhece muito, como se pode ver na entrevista a seguir sobre suas leituras, jogando luz sobre tantos autores, livros e vis√Ķes nada √≥bvios.

Qual livro ou quais livros você está lendo neste momento?
Five Women, de Robert Musil.

Quem é o romancista que você mais admira na literatura universal?
Marcel Proust.

Quem s√£o os melhores escritores em atividade hoje?
São tantos os bons escritores… Sem citar brasileiros, que são os que mais leio, eis alguns que me que vêm à mente agora: Edward St Aubyn, Ian McEwan, Ricardo Piglia, Haruki Murakami e John Ashbery.

Quais s√£o as cidades brasileiras mais bem retratadas na literatura e em quais romances?
O Rio de Janeiro, de maneira oblíqua, nos cinco romances da fase madura de Machado de Assis.

Quais s√£o as cidades estrangeiras mais bem retratadas e em quais romances?
A cidade imagin√°ria de Combray, em Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, baseada na Illiers de sua inf√Ęncia.

Qual romance dos √ļltimos 30 anos refletiu mais profundamente o mal-estar da civiliza√ß√£o na virada dos s√©culos XX para o XXI at√© os dias de hoje?
Les désorientés, de Amin Maalouf. (Nota da entrevistadora: Saiu em português pela Bertrand Brasil, Os desorientados.)

Quais foram os livros mais interessantes ou importantes que tenham sa√≠do recentemente sobre o mundo isl√Ęmico? Fic√ß√£o ou n√£o-fic√ß√£o, pode citar dois ou tr√™s t√≠tulos.
Nem todos s√£o t√£o recentes, mas eis uma lista um pouco maior: de Mohamad Arkoun, Comment lire le Koran?; de Massimo Campanini, The Qur¬īan, The Basics; de Abdelwahab Meddeb, A enfermidade do Isl√£; de Mohamad Charfi, Isl√£ e liberdade; de Paolo Dall¬īOglio, Amoureux de L¬īIslam, croyant en J√©sus. Na fic√ß√£o, alguns dos contos de Beirut 39, New writing from the Arab world, editado por Samuel Shimon.

Qual livro conquistou a melhor e mais fidedigna adaptação cinematográfica?
Le temps retrouv√©, de Raoul Ruiz, sobre o livro de mesmo t√≠tulo (√ļltimo de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust).

Qual livro foi mais injustiçado pelo cinema?
O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald, livro várias vezes injustiçado no cinema.

Qual o romance mais cinematogr√°fico que ainda n√£o foi filmado?
Que eu saiba, dos romances de Graciliano Ramos, Caetés ainda não foi filmado. São todos muito cinematográficos.

Qual livro você gostaria que outro escritor produzisse _ um grande tema sobre o qual gostaria de ler, mas que não o empolga para escrever?
Se eu gostaria muito de ler e ainda não foi escrito, tomaria notas para tentar escrevê-lo em algum momento.

Bia e você vão oferecer um jantar. Quem são os cinco escritores convidados?
Convidaríamos alguns velhos amigos de nossa geração que por acaso são também escritores: Ana Miranda, Reinaldo Moraes, Laura Restrepo, Milton Hatoum e Lorrie Moore.

Agora, a dica de leitura para a presidente Dilma Roussef, neste momento de crise aguda da sociedade brasileira.
O Livro do Príncipe Shang (ou Shang Yang), um tratado político chinês do quarto século A.C. sobre a natureza do poder do Estado.


SOCIAL NETWORK